seg, 31 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Cresol realiza a Assembleia de 2025, em Sant’Ana do Livramento

Ana Pereira

Na noite desta quinta-feira (20), o CTG Sinuelo do Caverá, em Santana do Livramento, foi palco da pré-assembleia da Cresol 2025. O evento reuniu cooperados e lideranças da instituição para apresentar resultados financeiros, discutir a gestão da cooperativa e planejar o futuro. Durante o encontro, foi oferecido um jantar aos participantes, proporcionando um momento de confraternização e aproximação entre os associados.

O presidente da Cresol, Sr. Afrânio Dalcin, e a gerente da unidade local, Renata, destacaram a importância dessas reuniões para fortalecer a relação com os cooperados e promover uma gestão transparente. Durante a pré-assembleia, foram apresentados os balanços financeiros do último exercício, os resultados alcançados e as projeções para o futuro. Os participantes também puderam expor suas opiniões e sugerir melhorias para o funcionamento da cooperativa.

As pré-assembleias fazem parte do ciclo anual de encontros que antecedem a Assembleia Geral Ordinária (AGO), conforme determina a Lei das Cooperativas (nº 5.764/71). Esses eventos são fundamentais para informar os cooperados sobre as principais decisões e direcionamentos da instituição.

O presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, ressaltou que esses encontros são fundamentais para que os cooperados aprovem decisões e contribuam para o planejamento da instituição. Cada associado tem direito a um voto, reforçando os princípios democráticos do cooperativismo e garantindo a participação igualitária de todos.

Com 29 anos de atuação, a Cresol conta com mais de 972 mil cooperados e 939 agências em 19 estados, oferecendo soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Além do atendimento personalizado, a Cresol se destaca por suas iniciativas de apoio às comunidades locais, fortalecendo o cooperativismo e promovendo o desenvolvimento econômico e social.

 

Inteligências múltiplas: humana, inata e artificial

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF) A inteligência humana é uma das mais complexas manifestações da natureza. Caracteriza-se pela capacidade de raciocínio, aprendizagem, adaptação e criação de soluções inovadoras. Esta inteligência está profundamente ligada ao cérebro humano, mas também ao funcionamento integrado de todo o corpo, incluindo processos inconscientes que ocorrem a nível celular. Por exemplo, as células do sistema imunitário